Breve visão sobre o Linux

O Linux possui várias características que o faz diferente de outros sistemas operacionais e que o deixam bem próximo do Unix, fazendo assim, que seja uma escolha em várias aplicações que necessitam de estabilidade e segurança.

Vamos entender um pouco da arquitetura do Linux, que basicamente trabalha em camadas:

camadas do linux

Na camada mais interna da figura, temos o hardware, que é representado pelos dispositivos físicos (por exemplo, HD, cdrom, etc).

Em seguida, temos a camada do kernel, que é o coração (núcleo) do sistema operacional e que interage com o hardware. Algumas tarefas do kernel são:

✔ Implementar o sistema de arquivos e meios de acesso (leitura, escrita e execução);

✔ Gerenciar a swap

✔ Gerenciar software que implementa serviços de rede;

✔ Gerenciar comunicação entre processos;

✔ Prover facilidades para criar, examinar e modificar processos;

✔ Prover funções que tornam os recursos do sistema disponíveis aos processos.

Fechando essa camada, temos o shell. Basicamente, shell é um nome comum para um conjunto de programas que tem o propósito de fornecer uma interface interativa com o usuário, onde comandos podem ser digitados, tarefas podem ser controladas, manipuladas, etc.

Por outro lado, os shells também funcionam como linguagem de programação (interpretadas) e são uma forma relativamente eficiente de se executarem tarefas complexas.

Entre os shells conhecidos temos o bash, o csh, sh, ksh. O shell padrão do Linux é o bash.

As diversas faces do Linux

O Linux é um sistema operacional multiusuário, multitarefa e multiprocessado. Ufa!!! Além de tudo isto, ele segue o padrão POSIX/UNIX, o que garante que temos no Linux todo sistema de proteção do núcleo do kernel, ficando um pouco difícil um programa travar em Linux. (Sim! Apesar de ser difícil um Linux pode travar… ;)).

Linux multiusuário

Um sistema multiusuário é capaz de atender a vários usuários interativos simultaneamente. Isto é bem diferente de diversos usuários conectados a um servidor Novell ou NT. Esses usuários são apenas clientes do servidor de arquivos do Netware ou do NT, não são usuários interativos. Aliás, esses dois sistemas são monousuários.

A vantagem disso é que o Linux pode ser distribuído como um servidor de aplicativos; ou seja, Os usuários podem acessar um servidor Linux através da rede local e executar aplicativos no próprio servidor.

Linux multitarefa

Um sistema multitarefa é capaz de executar simultaneamente vários programas, garantindo a melhor distribuição de recursos entre esses programas. Por exemplo, você pode editar a planilha do seu fluxo de caixa enquanto baixa os seus e-mails.

Linux multiprocessado

Um sistema multiprocessado é capaz de tirar proveito de placas-mãe com várias CPUs, ou seja, permite o uso de mais de um processador.

O Linux reconhece mais de um processador e trabalha com SMP (Multiprocessamento Simétrico), clusters de máquinas, na qual uma máquina central controla os processadores das outras para formar uma “única” máquina, principalmente nas versões de kernel mais atuais (graças ao Linux, o Titanic afundou ;))

E além disso…

O Linux oferece diversas vantagens para que o utiliza. A primeira vista, pode parecer um sistema operacional complicado e difícil de trabalhar. Mas aprender Linux, é como aprender um novo idioma… no começo, as palavras são estranhas, não dá pra entender nada e parece que nunca vamos aprender.

Depois de um tempo, com dedicação,começamos arriscar umas palavrinhas, e, quando menos esperamos estamos tagarelando no novo idioma.

Assim é com o Linux. Aprende um comando aqui, um jeito de usar o gerenciador de janelas acolá… quando formos ver, estaremos utilizando o sistema… e o melhor de tudo: sempre aprendendo coisas novas; afinal de contas, no Linux não existe só um jeito pra se fazer as coisas!

Ah, e se não gostar do Linux, não se preocupe: o máximo que vai acontecer é você aprender algo novo! =)

0 Responses to “Breve visão sobre o Linux”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Follow Nix on WordPress.com
outubro 2008
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Flickr Photos

Morning Silence

Mais fotos

%d blogueiros gostam disto: