Parabéns, São Paulo!

Bom, aniversário de São Paulo, feriadão… aproveitei para um passeio no Parque da Independência, onde esta localizado o Museu Paulista da USP, mais conhecido como “Museu do Ipiranga”.

E ate uma vergonha dizer… mas não me lembro, sinceramente, de alguma vez ter ido ate la… e ai, morando agora em SP, seria mais vergonha ainda não conhecer o local.

Gente… vale a pena visitar. Não custa caro: R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 para estudantes; fora que acima de 65 anos e crianças menores de 6 anos não pagam. Além do museu, tem o parque, que eu achei simplesmente maravilhoso… muito gostoso passear entre as fontes, as flores…

Dentro do museu, conheci técnicas, artes e ofícios em São Paulo na passagem do século 19 para o 20, além de conhecer o espaço doméstico (literalmente, lugar de mulher era na cozinha =/) e ver o comportamento social nessa época.

Vi carros que foram usados no serviço público em São Paulo, acervo de armas da época do império, armaduras, estátuas dos desbravadores…

Lá também tem atividade para quem gosta de tecnologia, e uma maquete do palácio (adorei ela, além de aprender uma coisa sobre o palácio que eu nunca havia lido nunca nos livros de história… você descobre quando for la conhecer!).

Ahn, mas o ponto master emocionante da visita… foi ver a tela “Independência ou Morte”. Eu so havia visto em livros… ver assim, tão pertinho, me levou a uma viagem no tempo (sim, eu tenho uma imaginação fértil) que me deixou emocionada!

Faltou um tempinho pra conhecer a parte do subsolo do museu, e a casa do grito (casa que aparece na tela Independência ou Morte).

Então, quando for visitar, va cedo porque tem muita coisa para olhar e admirar dentro e fora do museu!

Bom eu também não poderia deixar de conhecer o “Riacho do Ipiranga”. Bom, confesso que fiquei decepcionada… perguntei para o guarda do museu o caminho do ‘Riacho’, o guarda me mostrou o caminho e disse ‘mas moça, não e riacho não, viu? E um córrego…’.

Mas tudo bem… fui la, vi o córrego, que um dia foi riacho, e fiquei imensamente feliz por morar em uma cidade tão cheia de história como São Paulo.

Tudo bem, o céu as vezes e cinza, chove, tudo fica nublado, alaga… mas, também tem os dias de sol, céu limpo, passeio no parque, sorvete e trabalho… muito trabalho.. Mas não ha lugar como aqui.

E essa foto abaixo foi a que escolhi como a top do meu passeio… e uma reprodução da tela Independência ou morte:

E isso ai, parabéns São Paulo, por seus 456 aninhos de vida… você ainda e jovem!

0 Responses to “Parabéns, São Paulo!”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Follow Nix on WordPress.com
janeiro 2010
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Flickr Photos

Red and Gold

Mais fotos

