Anotações sobre gestão de TI – parte 1

Resolvi desenterrar algumas coisas que estavam guardadas, até mesmo para relembrar… Eu fiz um curso rápido, de Gestão de Tecnologia da Informação, bem básico mesmo… e fiz várias anotações. Irei postar as anotações soltas, tentando recordar o curso e dar um pouco de nexo para o que escrevi na época do curso.

“Mini” timeline

Década de 60

✔ corrida espacial entre EUA e a extinta União Soviética

✔ Benefício para duas áreas: eletrônica e computação

Década de 70

✔ Avanço no setor de circuitos integrados torna possível o desenvolvimento de computadores menos e com maior capacidade de processamento

✔ Arpanet é criada

✔ 1975 – Computador Altair 8800; Microsoft é fundada

✔ 1976 – Surge a Apple

Década de 80

✔ 1981 – Surge o DOS

✔ 1984 – Surge o Macintosh

✔ 1985 – Richard Stallman cria a Free Software Foundation

✔ 1986 – Windows é lançado oficialmente

Década de 90

✔ 1990 – Windows começa a ser utilizado em grande escala

✔ 1991 – Linus Torvalds libera o código fonte do Linux na Internet

✔ 1993 – Slackware, uma distribuição Linux é lançada

✔ 1998 – A ferramenta de busca Google entra no ar

Algumas definições

Dados – quantidade de fatos não organizados e que representam eventos que acontecem no ambiente físico da empresa.

Informação – conjunto de dados organizados de maneira que as pessoas possam utilizar para tomar decisões. Já falei sobre informação em um outro post e o quanto ela é importante. Isso porque, quando relacionamos informações disponíveis, desenvolvemos o conhecimento sobre um determinado assunto, e o conhecimento, pode ser usado tanto para o bem, quanto para o mal.

Sistemas de Informação (SI) – conjunto de elementos que, atuando de forma integrada, são capazes de coletar, armazenar e processar dados, gerando e distribuindo informações necessárias ao planejamento e gestão de uma empresa ou organização.

Tecnologia da Informação (TI) – designa as tecnologias pelos componentes físicos (computadores, infraestrutura de rede e comunicações) e lógicos (softwares e banco de dados) utilizados pelos SI.

Área de estudo dos Sistemas de Informação

Ciência da Computação – estuda o dimensionamento do sistema, capacidade de cálculo e de processamento de dados; dimensionamento e especificação do banco de dados.

Ciência da Administração – utiliza os modelos de tomada de decisão e práticas administrativas mais consagradas.

Pesquisa Operacional – utiliza modelos de análise e dimensionamento de itens fundamentais como administração e política de estoques, logística, transportes, custos operacionais entre outros.

Perspectiva Empresarial

A gestão da tecnologia da informação está voltada para o impacto que o avanço da tecnologia trouxe para a economia, o mercado e as empresas.

Cada vez mais as empresas dependem de informações não apenas sobre concorrentes ou fatos que influenciem no segmento de atuação, mas principalmente sobre seus próprios processos e custos; o que a empresa pretende fazer no futuro está cada vez mais relacionado com a capacidade de seus sistemas de informação.

Sistemas de Informação (SI) e Tecnologia da Informação (TI) estão diretamente ligados

Por exemplo, determinados bancos de dados requerem servidores específicos de alta performance. Isso quer dizer que, para utilizar um determinado repositório de dados e informações (aspecto relacionado a SI), é necessário contar com suporte tecnológico adequado (TI).

O grau de integração pode variar conforme a empresa, o ramo de atuação ou seu tamanho. Quando um sistema gera informações que serão aplicadas ou utilizadas por outros softwares, começa a ocorrer uma integração e uma dependência de informações, fazendo com que a administração de um sistema de informação seja mais complexa, e se faz necessário criar procedimentos operacionais padronizados.

Procedimento Operacional Padronizado (POP)

Procedimentos operacionais são regras aplicadas ou rotinas desenvolvidas ao longo dos anos para lidar com situações mais comuns dentro da empresa. Geralmente, esses procedimentos operacionais são escritos e formalizados, mas pode acontecer de alguns POPs não serem formalizados ou escritos em manuais pois estão incorporados à cultura da empresa. Dependendo da área de atuação da empresa e do seu tempo de vida, mudanças nos POPs acabam sendo difíceis e demoradas, pois envolvem mudanças culturais e comportamentais de diversas pessoas.

0 Responses to “Anotações sobre gestão de TI – parte 1”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Follow Nix on WordPress.com
abril 2010
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Flickr Photos

Morning Silence

Mais fotos

%d blogueiros gostam disto: