Arquivo .bash_aliases

Já falei um post sobre o comando alias.

Esse comando é bem interessante, pois permite criar apelidos para os comandos de uma forma que seja mais fácil para lembrar.

Embora seja útil, eu sempre fui um tanto restritiva no uso do alias, pois acho que, se acostumar demais a usar o alias, pode acabar esquecendo como usar o comando de verdade, ou até esquecer o nome real para o comando… o que, para que está aprendendo a trabalhar com Linux, pode ser um tanto desastroso.

Mas… o comando alias existe, é útil e eu finalmente deixei de ser chata comigo mesma e comecei usar o alias😛. O motivo? Diariamente, preciso fazer acessos à muitas máquinas… muitas mesmo. E eu não lembro o IP, nem o nome da rede, e muito menos as portas que preciso acessar… Então achei que seria bacana utilizar o alias com o nome das máquinas com o comando ssh…

Comecei fazendo o simples:

# vim ~/.bashrc
alias nix=’ssh ivani@nix.com.br’

A linha acima, eu inseri no arquivo .bashrc do meu usuário. Mas, dando uma lida mais atenta ao .bashrc, vemos que é possível ter um arquivo exclusivo de alias, o .bash_aliases.

Claro que você continua tendo a liberdade de manter seus alias no .bashrc, mas a idéia de concentrar todos alias em um arquivo só é legal porque facilita a manutenção.

A parte do .bashrc que chamou minha atenção é essa:

# Alias definitions.
# You may want to put all your additions into a separate file like
# ~/.bash_aliases, instead of adding them here directly.
# See /usr/share/doc/bash-doc/examples in the bash-doc package.

if [ -f ~/.bash_aliases ]; then
. ~/.bash_aliases
fi

A primeira providência, foi instalar o pacote bash-doc. Uso o Ubuntu 9.10, então fui no terminal e executei:

# sudo apt-get install bash-doc

Depois de instalado, copiei o arquivo Bash_aliases para o meu home:

# cp /usr/share/doc/bash-doc/examples/startup-files/Bash_aliases .bash_aliases

Em seguida editei o arquivo que copiei:

# vim ~/.bash_aliases

Quando editamos o arquivo, ele já vem com alguns exemplos de aliases, que podemos comentar. Eu comentei as linhas dos blocos “Some useful alias” e “Csh compatability” e acrescentei no final do arquivo os meus aliases:

alias ls=’ls –color=auto’
alias grep=’grep –color=auto’
alias fgrep=’fgrep –color=auto’
alias egrep=’egrep –color=auto’
alias nix=’ssh ivani@nix.com.br’

Aí depois salvei o arquivo, saí e atualizei com o comando abaixo:

#source ~/.bashr_aliases

E para ver os alias que estão disponíveis, execute:

# alias

Referência:

Adding Terminal Aliases to Ubuntu

1 Response to “Arquivo .bash_aliases”


  1. 1 Rodrigo Salles 10/08/2011 às 2:40 PM

    Finalmente uma explicação descente e objetiva!!

    Obrigado, foi de grande ajuda!!


Deixe uma resposta

Follow Nix on WordPress.com
agosto 2010
S T Q Q S S D
« jul   set »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Flickr Photos

Fast-flying Falcon

Mais fotos

