Mudança de casa e novos planos!

Continuando com a série de posts para contar sobre as mudanças que ocorreram nos últimos anos… Como não estou numerando os posts, segue a ordem da saga:

1) Lá e de volta outra vez
2) Mudanças… como tudo começou!

Bem, no post número 2 que coloquei acima, falei sobre os planos que tinha após voltar da viagem ao Peru. Voltando ao trabalho, comecei a pensar na possibilidade de mudar de casa, mas como tinha gasto na viagem e estava fazendo o tratamento do Sheik Tosado, isso não ocorreu em 2008. Mas, mesmo sabendo que não seria possível mudar antes do fim do ano, fiquei procurando, comparando preços, olhando prováveis lugares para morar e também visitei alguns apartamentos.

Enquanto morei na pensão, era o esquema segunda a sexta e nos finais de semana não ficava lá. Era um acordo que eu tinha com a dona da casa e o preço era até mais barato. Porém, após as férias, comecei a atuar no plantão, e precisava ficar em São Paulo nos finais de semana… caso ocorresse alguma coisa, tinha que ir até o datacenter, e estando em Itaquá, num fim de semana, eu levaria umas 2h30 para chegar até o local e atender um chamado. A parte legal dessa época, é que contei com a ajuda de pessoas maravilhosas que abriram as portas da casa delas para eu ficar em São Paulo enquanto estava de plantão.

E 2009 chegou… durante o mês de Janeiro, visitei vários apartamentos para alugar, gostei de um e preparei a papelada. O apê estava bem conservado, era em andar alto e local era um sonho: próximo ao metrô Vergueiro, Parque da Aclimação e Avenida Paulista. E isso sem falar que minha amiga morava nada mais nada menos do que na mesma rua, no outro quarteirão. Mas, como as coisas as vezes não são fáceis, quando liguei para marcar a visita na imobiliária para levar a documentação, a recepecionista disse que já estavam analisando a documentação que outro interessado já havia levado. Fiquei meio chateada, mas Ok, ao menos eu já tinha os documentos… se aparecesse outro lugar, não iria levar tanto tempo.

No fim de Janeiro, durante o fim de semana, estava olhando alguns anúncios de apartamentos e me deparei novamente com o anúncio do apartamento que eu tinha gostado. Liguei na segunda-feira, meio sem esperança e a recepecionista me disse que o apê ainda estava para alugar e que eu podia levar a documentação. Enfim, burocracias a parte, no Carnaval de 2009, mudei para um apê e eu só tinha a cama e uma mesa dobrável com 4 bancos – mas já era um começo!

E desse começo, muitas coisas boas aconteceram!

Uma experiência incrível, por exemplo, foi ter conhecido a Dona Ella (nome fictício). Havia acabado de me mudar, não conhecia ninguém no prédio e um dia a vizinha bateu na minha porta para oferecer bolo, lanche, café e uma ajuda em qualquer coisa que eu precisasse: matar uma barata, emprestar um açúcar, um chá, remédio para dor de barriga. Agradeci a comida e a oferta, dando muita risada sobre os itens que ela havia mencionado (o matar barata foi sensacional!!!).

Desde então, quando havia oportunidade ela sempre me chamava para tomar um café e jogar conversa fora. Num mundo onde as pessoas (inclusive eu!) estão sempre olhando para os celulares, quando penso nessa senhora, só me vem a cabeça uma palavra: generosidade. Ela foi generosa em bater na porta de uma desconhecida, em dividir sua história de vida, em ser solidária quando me viu triste e mesmo sem contar o que havia acontecido, me deu a maior força e principalmente por me mostrar que os bons ainda são a maioria.

Infelizmente, Dona Ella nos deixou em Junho de 2014, mas sua energia e disposição, mesmo quando ficou doente, sempre estarão em minha memória. E por ter sido uma pessoa tão especial, não podia deixar de falar dela nesse post!

Continuando no ano de 2009, retomei as aulas de Inglês, comprei mobília para o apartamento, trabalhei bastante e, quando vi, era novamente hora de tirar férias! Devido a mudança de casa, compra de mobília, investimento no curso de Inglês e outras coisas, resolvi que ia fazer uma viagem mais barata e aproveitei pra levar minha irmã mais nova comigo. O destino escolhido foi Caraguatatuba e aproveitamos a emenda da feriado de Novembro para ficar 4 dias por lá.

Foram só 4 dias, mas foram dias com sol e chuva muito bem aproveitados! Ficamos em uma pousada na divisa de Caragua com Ubachuva, ops, Ubatuba e fizemos alguns passeios legais. Fomos até o Aquario de Ubatuba, conhecemos o Projeto Tamar, andamos em várias praias… alugamos aquelas bicicletas divertidas para duas pessoas e, como somos paulistas paulistanas (isso mesmo!), fomos ao shopping porque estava chovendo horrores 🙂 .

Eu_vana_sister_ubatuta
Olha a gente na bicicleta!

A viagem foi super legal, minha irmã é super parceira… topa várias loucuras (coitada, ela fala que só de pensar em viajar comigo, as pernas dela doem, mas todas as vezes que chamo, se ela pode ir, topa hahaha).

25820_1374531253481_2712637_n
Basicamente a viagem inteira aí!

Enfim, voltei pra casa renovada e trouxe na mala novas ideias… como meu curso de Inglês estava terminando, decidi que era hora de investir no sonho da pós… e em Novembro/2009, comecei a procurar pós graduação para o ano de 2010, mas isso para estudar no Brasil, porque ainda não era a hora de ir estudar fora (faltava dinheiro, tempo e oportunidade).

English_Conversation
Formatura do curso de Inglês

Assim, para estudar no Brasil mesmo, fiz várias pesquisas, olhei preços, cursos, possibilidade de bolsa de estudos e de mudanças se fosse necessário. Inicialmente, me candidatei em 3 Universidades (Uninove, IBTA e Unicsul) e passei por análise de currículo, entrevista e redação. Acabei optando pelo IBTA, unidade de Campinas, onde os cursos ocorreriam aos sabados e não sei onde estava com a cabeça quando fiz isso, porque iria viajar todo fim de semana, a unidade era longe da rodoviaria, precisaria pegar um outro ônibus para chegar lá… logística totalmente inadequada.

Mas aí, olha como são as coisas… logo depois que me matriculei no IBTA, achei um site dizendo que o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) estava oferecendo cursos de pós graduação em São Paulo pela Stefanini. Quase morri quando vi essa notícia… quando mais nova, eu quis estudar no ITA, mas por motivos adversos, isso não aconteceu. E estava lá, uma possível oportunidade de estudar no ITA! Mas quando olhei o preço do curso, desanimei… não podia pagar. Conversando com minha amiga Camila, ela disse “não custa nada você se candidatar, você não vai pagar por isso e o não, você já tem”. Isso já era início de Janeiro/2010 e estavam fazendo entrevistas para o curso que iria iniciar em Março.

E aí, fico pensando… como é bom ter pessoas que te motivam por perto! Você está lá, pensando na loucura e tem gente tão ou mais louca que acredita em você e fala “vai lá, tenta!!!”.

Pensando que não tinha mesmo nada a perder, só se não tentasse (de qualquer forma, já estava com a matrícula garantida no IBTA) me candidatei para a pós no ITA. Passei duas semanas aguardando a resposta da análise do currículo e do histórico da graduação… belo dia, chego em casa, tem lá, um email me convidando para uma entrevista e redação. Aceitei a data proposta para a entrevista pensando “bora acabar logo com esse tormento”.

No dia, primeiro fiz a redação, e depois, entrevista, que durou uma hora, com perguntas que me fizeram pensar que eu estava candidatando a uma vaga de emprego :). Mais duas semanas esperando e recebi o resultado: eu havia sido selecionada e pediram para marcar um horário para ir conversar sobre a matrícula. Estranhei, uma vez que tinha entendido que o processo da matrícula sera basicamente online, mas marquei o horário e fui lá conversar sobre a matrícula.

Chegando lá… surpresa, surpresa… além de ter sido aceita no curso, também tinha sido selecionada para participar do processo para uma bolsa de estudos. Para encurtar a história, preenchi os formulários, enviei os documentos, mais uma entrevista e consegui a bolsa de estudos. E em Março de 2010, comecei a realizar o sonho de estudar no ITA :).

Claro que essa nova fase trouxe novos desafios e novas possibilidades… mas como estou tentando condensar os assuntos “um por ano”, isso será assunto para o próximo post!

Até lá! 🙂 .

